Como actividades para marcar a passagem do dia de S.Martinho decidimos começar pelas decorações da sala da CAF com pintura de moldes de castanhas para as janela e porta pelos Pequenos Traquinas da Pré em conjunto com o 1º ciclo. Nós monitoras construímos também um fogareiro em cartolina para colocar na mesma.
Como planificação para a Pré- escola cantamos musicas alusivas à data na Hora de Música como:
"1...2...3 Castanhas"
1...2...3 castanhas eu te vou dar
1...2...3 castanhas para brincar...
castanhas quentinhas ao lume a estalar
nós vamos assa-las até nos fartar!
nós vamos assa-las até nos fartar!
No tempo de Expressão Plástica distribuímos uma imagem de uma cartucho de castanhas com uma quadra dedicada ao dia, pintaram as castanhas com lápis de cor as castanhas e preparamos uma surpresa para a pintura do cartucho, água com borras de café. O grupo desenvolveu a actividade com muito empenho e entusiasmo sobretudo sobre a nova técnica de pintura não mostrando nenhuma dificuldade na sua realização proporcionado momentos de partilha e cooperação por parte das crianças mais velhas sobre os mais novos.
No decorrer da actividade da pintura do cartucho das castanhas com borras de café e água, lançamos o desafio de nomearem um dos cinco sentidos que estivemos a utilizar para adivinhar do que se tratava o preparado. Como observamos que sentiram bastantes dificuldades em determinarem qual o sentido, decidimos abordar várias vezes o tema nos restantes dias da semana em que essa actividade foi realizada, relembrando, exemplificando e fazendo exercícios para voltarem a recordar.


Sem comentários:
Enviar um comentário