segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jogos Tradicionais

Depois de prepararmos cada terreno de jogo, 8 jogos no total espalhados pelo recreio, formamos 5 equipas, devidamente registadas, com membros escolhidos ao acaso desde Pequenos Traquinas da Pré ao 4ºano do 1ºciclo. 
O registo das equipas foi afixado para a devida anotação dos pontos obtidos em cada jogo e o membro da equipa que estava encarregue de os obter.
No final a equipa vencedora ganhava o grande prémio antecipadamente preparado e as restantes equipas prémio de participação conforme o lugar adquirido.
Os jogos eram os seguintes e organizados da seguinte forma:

1º À procura do tesouro
Um membro de cada equipa, tinha que durante 1 min., descobrir e retirar o maior número de rolhas e tubos de plástico de um caixote cheio de bocados de papel de jornal. No final era feito a contagem e registamos o número de achados convertidos no número de pontos.

2º Balões na parede
Neste jogo, o membro de cada equipa, depois de darem 5 voltas sobre si mesmos e com os olhos vendados tinham de partir à procura dos balões fixados na parede e rebenta-los com um palito. As equipas estavam responsáveis por "orientar" o seu jogador e contar o número de balão que cada um rebentou. Nós monitoras também estávamos atentas para tentativas de batotice =p Estão a imaginar a confusão? :)

3º Pesca
Tal como o tradicional jogo da pesca só diferenciando em todos deles o objecto "pescado", aqui cada jogador, utilizando as canas de pesca construídas no jogo de verão que descrevi num post anterior, tinham de pescar rolhas com uma argola de arame que flutuavam num caixote de plástico com água. Tal como no jogo "à procura do tesouro" o número de pontos era o número de rolhas pescadas.

4º Corrida das flores
Este jogo consistia em cada elemento de cada equipa, colocados  numa linha de partida, arrastarem umas flores construídas devidamente para o efeito (uma flor em cartão resistente e forrado com papel autocolante com um vasinho de plástico no centro) com a ajuda de uma argola de cartão e um fio, até a outra linha seleccionada por nós monitoras.
Os pontos eram atribuídos conforme a posição de chegada:
5= 1º lugar, 4= 2ºlugar, 3= 3ºlugar, 2=4º lugar, 1= 5ºlugar

5º Balões suspensos
Um dos jogos mais esperados pelos grupos (pelas recompensas durante o jogo, isto porque...o jogo era parecido com o jogo balões na parede. Depois de darem 5 voltas sobre si mesmo, de olhos vendados e de palito em punho, cada membro das 5 equipas tinham de encontrar os balões que continham surpresas e que desta vez em vez de colados na parede encontravam-se suspensos num fio entre dois postes.
O que não estavam nada à espera e o que provocou gargalhadas gerais até doer a barriga, é que alguns balões em vez de esconderem surpresas doces, escondiam antes muita farinha e outros água :) Os pontos também eram distribuídos conforme o número de prémios conquistados.

6º Presente no prato
Outro jogo que todos queriam jogar mas a sorte só podia calhar a um...
Quem não se lembra também do típico jogo de procurar um rebuçado num prato com farinha usando só a boca? Pois...o resultado (para quem se deixou registar sem vergonha alguma) foi claro este...

7º Corridas de sacos
Mais um jogo se posso dizer mundialmente conhecido, a corrida de sacos onde fomos todos surpreendidos com a agilidade e rapidez da Pequena Traquina da Pré quando os restantes adversários eram todos do 1º ciclo e já cantavam vitória :) que orgulhosa fiquei ahahaha.

8º Ovos suspensos na colher
Cada membro tinha de percorrer o trajecto marcado com um ovo (de borracha para não haver estragos =p) suspenso numa colher.

Sem comentários:

Enviar um comentário