Quando o calor aperta o que mais nos apetece é dar um mergulho na piscina ou uma ida com a família até à praia...
Após montarmos a piscina na escola para alguns mergulhos, e após as novidades do fim de semana onde os Pequenos Traquinas nos contam as suas aventuras na praia, nada como relembrar com os mais pequenos, (pequenos traquinas da pré) grupo à minha responsabilidade enquanto os do 1ºciclo se encontram com outra monitora, alguns cuidados a ter quando vamos para a piscina e para a praia.
Esta actividade foi dividida em duas manhãs...
Numa primeira manhã e sentados em roda, conversamos e registamos alguns cuidados a ter antes e durante a ida à piscina ou à praia tais como e dito por alguns:
-"Quando vamos almoçar é a hora que o sol está mais forte, não devemos andar ao sol até à outra hora!"
-"Devemos usar chapéu na cabeça!"
-"Não podemos ir para a água logo que acabamos de comer!"
-"Nunca nos devemos afastar dos adultos porque podemos ficar perdidos!"
Aproveitamos ainda para relembrar que a limpeza das praias também é da nossa responsabilidade e através do computador, apresentamos e explicamos o significado das bandeiras que podemos encontrar nos mesmos locais. Ao mesmo tempo mas numa outra divisão da escola, os Pequenos Traquinas do 1º ciclo conversavam sobre o mesmo tema e ainda construíram um painel para colocar na sala da CAF.
Numa outra actividade, realizada somente pelos Pequenos Traquinas da Pré-Escola, distribuímos uma fichas que continham uma história sobre dois irmãos que se perderam na praia, contada através de imagens, naquele caso desordenadas.Numa primeira fase e depois de observarmos cada imagem, as crianças entenderam logo qual o tema abordado naquela historia e tentaram preencher a ordem das imagens sem a nossa ajuda.
Como a confusão era algo...geral :)...decidi pegar também numa folha e inventar (como se costuma dizer "à pressão") a história daqueles dois meninos. À medida que ia contando, eles iam preenchendo.
No final, recortaram cada quadradinho, colaram as imagens ordenadas numa folha branca e cada um individualmente recontou a história para registarmos.
Sem comentários:
Enviar um comentário